top of page
Saiba mais +

                                                                     Filial do Estado do Rio de Janeiro

     A Filial do Estado do Rio de Janeiro trouxe para o Estado toda a filosofia desta reconhecida Sociedade Internacional Socorros, auxiliando os poderes públicos em épocas de conflitos armados, e através do Comitê Internacional da Cruz Vermelha faz a fiscalização das Convenções de Genebra e promove a difusão do Direito Internacional Humanitário.

     Em tempos de paz, como é do conhecimento geral, as metas difundidas pela Federação Internacional da Cruz Vermelha são reduzir o impacto dos desastres naturais, das doenças e epidemias, aumentar a capacidade das comunidades locais, tratar as situações de vulnerabilidade mais urgentes, diminuir a intolerância, a discriminação e a exclusão social e promover o respeito pela diversidade e a dignidade humana

    Trabalha ajudando a quem precisa. A instituição faz parte do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, consideradas as maiores redes humanitárias do mundo. Neutro e imparcial, o movimento oferece proteção e assistência às pessoas afetadas por desastres e conflitos armados, e conta, atualmente, com cerca de 97 milhões de voluntários, parceiros e colaboradores que atuam em 192 países. No Brasil, a Cruz Vermelha está presente desde 1908, levando ajuda humanitária seja para pessoas atingidas pela seca no Nordeste seja para quem sofre permanentemente com as enchentes no Rio de Janeiro.

      Em todo o mundo, baseada em sete princípios fundamentais: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade. Suas ações no cumprimento de sua missão humanitária estão voltadas para as seguintes áreas essenciais: saúde, educação, socorros, juventude, voluntariado e meio ambiente. Atualmente, a Cruz Vermelha Brasileira está distribuída em quase todo o território nacional por meio de 23 filiais estaduais e em mais de 100 municípios, contando com um quadro de cerca de 30 mil voluntários cadastrados em todo o Brasil.

   

             “Nós nos sustentamos por meio de doações espontâneas, promoção de cursos e palestras em empresas privadas, e administração de convênios de gestão de saúde”,

                                                                                                                   Professor Luiz Alberto Lemos Sampaio,

                                                                                                                                     Presidente.

         Aos interessados em ajudar, a Cruz Vermelha oferece capacitação para voluntários. O carro-chefe ainda são os primeiros socorros e, atualmente, em cumprimento à Lei nº 13.780/04, a instituição está capacitando alunos da rede pública para o primeiro atendimento com o objetivo de salvar vidas e amenizar sequelas até o socorro qualificado chegar.

 

         “Hoje o trabalho voluntário ou a doação financeira é mais aparente em situações emergenciais. Lamentavelmente, em períodos de normalidade a instituição sofre sem ajuda necessária à sua sobrevivência. Muitas vezes, quando o problema sai da mídia, muitos abandonam o cenário de calamidade. Nesta hora, os voluntários da Cruz Vermelha fazem um trabalho solitário e pouco reconhecido. Temos alguns bons parceiros, porém, certamente se mais tivéssemos, mais faríamos. Para ser um voluntário ou fazer doações, basta entrar em contato com a Cruz Vermelha de cada região”.

Endereço

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA - Rio de Janeiro

Praça Cruz Vermelha, 10/12 – 3º andar 

Centro – RJ CEP: 20230-130

Telefones: +55 (21) 2508 9090 +55 (21) 2224-1941

      

bottom of page