top of page
++ Escola Livre Humanitária ++
Bolsas +

         A  Escola Humanitária, é uma iniciativa da Filial de Resende em parceria com a Escola Livre de treinamento Ad-Sumus e outros parceiros, que busca realizar cursos de formação, capacitação e especialização na modalidade livre, onde o público alvo são os voluntários e todos aqueles que buscam uma oportunidade e devido sua situação de vulnerabilidade, não encontram, sendo assim nossa meta é atender esta demanda e capacitar nossos voluntários, para estarem em situação de pronto emprego em diversas especialidades e modalidades de socorro, para apoiar a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e as Forças Armadas. Utilizam as modalidades de cursos livres em conformidade a Lei nº 11.741, de 16 de Julho de 2008. - Artigo 41 , todos seguem a padrão da organização e atende o previsto nos artigos do estutato da Cruz Vermelha.

        Assim esta parceria de sucesso relaciona a competência dos profissionais e equipamentos especializados da Ad-Sumus, com a expertise da Cruz Vermelha, somando forças para oferecer o melhor em humanidade e focar o alivio do sofrimento do ser humano. 

      Parcerias como o Parque Nacional do Itatiaia e da Pedra Selada,  permitem a utilização de diversos locais como centros de treinamentos, que aprimoram os nossos Socorristas nas especialidades Bosque, Mata e Montanha.

     

      O voluntário egresso dos cursos da Cruz Vermelha Brasileira tem uma grande aceitação no mercado de trabalho, o que possibilita contratações seja no âmbito público ou privado, cursos como:

            * Curso Formação Socorrista - Resgate Básico

            * Curso Formação e Especialização - Resgate Urbano

            * Curso Especialização Resgate em Áreas de Difícil Acesso

            * Curso Especialização Resgate em Áreas Alagadas

            * Curso Especialização Resgate em Altura 

            * Curso de Técnica de Brigada de Incêndio

Turmas de formação de Socorristas "Resgate":

                                    Modalidade Ensino Profissional Básico - Formação Livre - Amparo Legal       

       Os cursos livres compreende a educação profissional básica inicial ou continuada, têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004 e DECRETO Nº 2.208 de 17/04/ 1997, sendo cursos voltados a capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização, objetivando o desenvolvimento de aptidões para vida produtiva e social .

       O Curso livre,  seja presencial ou distância,  é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar aos estudantes e trabalhadores conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho, conhecimento e cultura pessoal.

      A Constituição Federal em seu Artigo 205/CF, “caput”, prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade.

      Tal prática é defendida também pelo Artigo 206/CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

      Curso Livre – Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a modalidade de Educação Profissional.

Educação Profissional, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar aos estudantes e trabalhadores conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

      Conforme a Lei nº. 9394/96 - art. 41 e 42  , o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

Não existe legislação específica que regulamente estes cursos, por isto, os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação (MEC).

      Não havendo exigência de escolaridade anterior.

      A categoria Curso Livre atende  a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho.

     Livre significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior.

     Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte do (MEC), quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso.

     A Cruz Vermelha oferece cursos de forma básica profissional têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96Decreto nº 5.154/04Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).

     Esses Certificados têm validade legal para diversos fins.

      A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.

     As pessoas que fazem os nossos Cursos Livres, qualificam-se mais em suas profissões, superam os concorrentes, são promovidos em suas empresas, e os que estão desempregados, preparam-se para o mercado de trabalho.

     Embora os cursos livres sejam isentos de fiscalização e reconhecimento pelo MEC a Cruz Vermelha Brasileira de Resende  não dispensa os critérios acadêmicos e didático-pedagógicos.

    Os Cursos de formação profissional básica inicial ou continuada conhecidos como livres, não substitiem os cursos técnicos e superiores e nem permitem assumir responsabilidades profissionais e técnicas.

bottom of page