top of page
Saiba mais +
++ Jean Henry
Dunant

                          Inspiração Humanitária

 

        Tudo começou em junho de 1859, no campo de Batalha de Solferino, no norte da Itália, um negociante suíço, chamado Jean Henry Dunant ficou profundamente impressionado com a visão de milhares de soldados feridos e abandonados à própria sorte, em agonia por falta de assistência médica.
        Dunant, passando de casa em casa, conclamou a população para atender indistintamente a todos os soldados. Sob o slogam de “Siamo tutti fratelli”, passa de um grupo de 20 enfermeiras do exército para 300 voluntários, agindo sob sua orientação. Este quadro presenciado foi tão forte que em 1862, publica um livro intitulado “Uma recordação de Solferino”, em que fez dois apelos solenes.​

           Hoje o Movimento Cruz Vermelha encontra-se  com sociedades Nacionais em 192 países, com um mesmo Estatuto, princípios e finalidades. Em países como o Brasil e Espanha, desenvolve trabalhos relacionados com o uso abusivo de drogas.        

           Em 1965, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha adota os 7 princípios fundamentais, vigentes até o dia de hoje.

            Então siga esse exemplo, junte-se a nós e seja voluntario da Cruz Vermelha Brasileira. 

                   Federação Internacional da Cruz Vermelha

     A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e é a maior organização humanitária do mundo, com dezenas de milhões de voluntários em 189 Sociedades Nacionais. Membros agir antes, durante e depois de desastres e emergências de saúde para atender as necessidades e melhorar a vida das pessoas vulneráveis. Fazemos isso sem discriminação de raça, religião, condição social ou opiniões políticas.

     Guiados pela Estratégia 2020 - o nosso plano de ação coletiva para responder aos desafios humanitários e de desenvolvimento da próxima década - estamos empenhados, neste mundo em mudança, para salvar vidas e mudar as mentes.

Nossa força vem da nossa rede de voluntários, a nossa experiência baseada na comunidade e nossa capacidade de dar uma voz global para os mais vulneráveis. Nós trabalhamos como parceiros no desenvolvimento de resposta a desastres, apoiando uma vida segura e saudável e melhorando as normas humanitárias. O resultado: nós ajudamos a reduzir as vulnerabilidades, tornar as comunidades mais fortes e promover uma cultura de paz em todo o mundo.

      A visão da Federação é inspirar, incentivar, facilitar e promover em todos os momentos todas as formas de atividades humanitárias por Sociedades Nacionais, a fim de prevenir e aliviar o sofrimento humano, o que contribui para a manutenção e promoção da dignidade humana e da paz no mundo.

A Federação realiza operações de socorro para ajudar vítimas de desastres, e combina isso com o trabalho de desenvolvimento para reforçar as capacidades dos seus Estados Sociedades Nacionais. O trabalho da Federação centra-se em quatro áreas principais: a promoção dos valores humanitários, resposta a desastres, preparação para desastres e saúde e cuidados na comunidade. 

bottom of page